Salomão foi o rei de Israel mais sábio que já existiu, conhecia a Palavra e viveu extraordinárias experiências com Deus. 1
Porém, “… no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como o coração de Davi, seu pai,” ( 1Rs 11.4)
“Assim disse o Senhor a Salomão: Pois que houve isto em ti, que não guardaste a minha aliança e os meus estatutos que te mandei, certamente rasgarei de ti este reino, e o darei a teu servo.
Todavia nos teus dias não o farei, por amor de Davi, teu pai; da mão de teu filho o rasgarei;” (1 Rs 11.11-12)
Deus apenas possui aliança com aqueles que tem compromisso com Ele.
Como Davi é um homem segundo o coração de Deus se ele cometeu erros muito sérios, como assassinato e adultério? 2
Porque Davi, ao receber a Palavra do Senhor, convertia-se de seu mau caminho em humildade e sinceridade por temor á Deus. 3
Após a morte de Salomão, seu filho Robão reinou em seu lugar. Roboão despertou a revolta do povo. Consequentemente, o povo instituiu Jeroboão como rei sobre 10 das 12 tribos de Israel, confirmando a palavra de Deus. 4
Um dia, Jeroboão pensou:
“Se este povo subir para fazer sacrifícios na casa do SENHOR, em Jerusalém, o coração deste povo se tornará a seu senhor, a Roboão, rei de Judá; e me matarão, e tornarão a Roboão, rei de Judá.
Assim o rei tomou conselho, e fez dois bezerros de ouro; e lhes disse: Muito trabalho vos será o subir a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito.” ( 1Rs 12.27-28)
Por conseguinte, Jeroboão desvirtuou seus liderados da forma correta de prestar culto ao Senhor, afastando-os da presença de Deus.
“E eis que, por ordem do SENHOR, veio, de Judá a Betel, um homem de Deus; e Jeroboão estava junto ao altar, para queimar incenso.
E ele clamou contra o altar por ordem do Senhor, e disse: Altar, altar! Assim diz o Senhor: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que sobre ti queimam incenso, e ossos de homens se queimarão sobre ti.
E deu, naquele mesmo dia, um sinal, dizendo: Este é o sinal de que o Senhor falou: Eis que o altar se fenderá, e a cinza, que nele está, se derramará.”
E assim se sucedeu.
Jeroboão notando o poder de Deus na vida deste homem, falou-lhe:
“… Vem comigo para casa, e conforta-te; e dar-te-ei um presente.
Porém o homem de Deus disse ao rei: Ainda que me desses metade da tua casa, não iria contigo, nem comeria pão nem beberia água neste lugar.
Porque assim me ordenou o Senhor pela sua palavra, dizendo: Não comerás pão nem beberás água; e não voltarás pelo caminho por onde vieste.
Assim foi por outro caminho; e não voltou pelo caminho, por onde viera a Betel.
E morava em Betel um velho profeta; e vieram seus filhos, e contaram-lhe tudo o que o homem de Deus fizera aquele dia em Betel, e as palavras que dissera ao rei; e as contaram a seu pai.” (1 Rs 13.1-11)
O velho profeta saiu á procura do homem de Deus e o convidou para a própria casa. O homem de Deus se negou em obediência ao conselho divino. Porém, o velho profeta falou: 5
“Também eu sou profeta como tu, e um anjo me falou por ordem do Senhor, dizendo: Faze-o voltar contigo à tua casa, para que coma pão e beba água (porém mentiu-lhe).”
Então, o homem de Deus aceitou o convite. Posteriormente, através do profeta velho, Deus falou:
“… Porquanto foste rebelde à ordem do Senhor, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te mandara,
Antes voltaste, e comeste pão e bebeste água no lugar de que o Senhor te dissera: Não comerás pão nem beberás água; o teu cadáver não entrará no sepulcro de teus pais.
E sucedeu que, depois que comeu pão, e depois que bebeu, albardou ele o jumento para o profeta que fizera voltar.” (1Rs 13.18-23)
Durante o caminho de volta, um leão matou o homem de Deus. 6
O conselho do Senhor visa nosso bem e deve ser prioridade em nossa vida. Em contrapartida, a desobediência nos conduz a obter consequências negativas.
O profeta velho tipifica servos do Senhor que, em um dado momento, induz pessoas ao engano por usar o nome de Deus em vão.
Jamais negligencie a palavra do Senhor em qualquer circunstância! Nem tampouco, em prol do dizer de alguém em respeito á figura religiosa que ela represente!
Jesus mencionou a seguinte parábola:
“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.
Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.
E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.
“Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.” (Jo.1-5)
O bom Pastor (Jesus) conhece cada uma de suas ovelhas (servos de Deus) e as direcionam. 7
Conhecer a voz de Deus, que é a verdade e as Escrituras Sagradas, torna-nos aptos á discernirmos entre o falso e o verdadeiro. Logo, distinguiremos Sua voz dentre todas outras. 8
No entanto, isso só é possível quando conhecemos Sua pessoa, seus princípios, o que exige intimidade. E, intimidade somente é alcançada com relacionamento.
“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós.” (Tg 4.8)
A paz do Senhor!
Referências:
- 1 Rs 4.29-33;
- 2 Sm 12.1-13;
- Sl 51
- 1 Rs 11.28-40; 1 Rs 12.1-25;
- 1 Rs 13.14-17
- 1 Rs 13.24
- Jo 10.11
- Mt 22.29; Jo 8.32; 17.17;