A Luz da Humanidade

“Tiveram mais os filisteus uma peleja contra Israel; e desceu Davi, e com ele os seus servos; e tanto pelejaram contra os filisteus, que Davi se cansou.” (2Sm 21.15)

Isbi-Benobe, um filisteu descendente de gigante, tentou ferir Davi.

“Porém, Abisai, filho de Zeruia, o socorreu, e feriu o filisteu, e o matou. Então os homens de Davi lhe juraram, dizendo: Nunca mais sairás conosco à peleja, para que não apagues a lâmpada de Israel” (2 Sm 21.17)

O esgotamento físico e/ou mental naturalmente podem surgir quando alguém enfrenta atividades intensas sem as intercalarem com repouso adequado. Foi o que aconteceu com Davi.

O esgotamento físico e mental de Davi, até porque ele estava enfrentando uma batalha, o deixou fragilizado diante do inimigo.

O nosso verdadeiro inimigo, não é outra pessoa, mas o diabo, que usa pessoas e circunstâncias para destruir a humanidade. 1


E, a palavra de Deus diz:

“Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tg 4.7)


No entanto, naquele momento, Davi não pode mais resistir ao ataque de seu inimigo. Logo, Deus enviou Abisai para o defender.

Lâmpada, segundo a bíblia pode significar: 2

  • Benção de Deus e esperança;
  • Luz (no sentido literal ou figurado);
  • Messias (Jesus);
  • Palavra e instrução de Deus;
  • Mandamento divino;

Os servos de Davi estimavam tanto pela vida dele que, além de arriscarem a própria vida para o defender, criam que sua morte os deixariam perdidos, sem saber o que fazer.

Bom é possuir verdadeiros amigos que estimem pela nossa vida e possam nos socorrer no momento da adversidade, assim como possuiu Davi.

A esperança de Israel e a promessa de prosperidade estava sobre Davi, pois não apenas era reconhecido como servo de Deus,  mas da sua descendência originou o Messias (o Salvador, Jesus). 3

Davi, com a ajuda de Deus, trouxe a luz da esperança e prosperidade para a terra de Isarel, enquanto o Jesus, a própria luz, ilumina o entendimento e conduz toda humanidade ao caminho do reino de Deus. 4


Disse Jesus:

“Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (Jo 8.12)


A paz do Senhor!

 

Referências:

  1. Ef 6.12
  2. 1Rs 11.36; 1Rs 15.4; 2Rs 8.19; Jó 29.3; Sl 119.105; Pv 6.23; Ap 21.23
  3. 2 Cr 6.17; Is 42.11-15; Mc 8.29; Lc 2.11; Jo 4.25; At 2.29-30; Tt 3.6; 1 Jo 4.14
  4. Mt 1.21; Lc 1.68-69

 

 

 

 

 

 

 

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar

Publicado por

Gisele

" É necessário que Ele cresça e que eu diminua." (Jo 3.30)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *